Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Amílcar Falcão toma posse como reitor no dia de aniversário da UC

27 de Fevereiro 2019

A próxima sexta-feira (01) será um dia especial para a Universidade de Coimbra, que assinala o seu 729.º aniversário e vê tomar posse o novo reitor, Amílcar Falcão.

A cerimónia de investidura do reitor está marcada para as 10h30, na Sala dos Capelos, com a posse a ser conferida pelo professor decano da UC, Aníbal Traça de Almeida, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC).

Após a cerimónia do reitor, é a vez da sua equipa reitoral, cuja sessão decorrerá na Sala do Senado.

Recorde-se que Amílcar Falcão, até agora vice-reitor de João Gabriel Silva e professor catedrático da Faculdade de Farmácia (FFUC), venceu, na segunda volta das eleições contra Ernesto Costa (a 11 de Fevereiro), por 19-15. A concorrer ao cargo estiveram outros dois candidatos: Duília de Mello e José Pedro Paiva.

Falcão assume o cargo, prometendo “trabalhar com todos, de dentro e fora da UC, no sentido de a tornar maior e mais forte”.

Quanto às medidas a tomar, em entrevista ao “Campeão”, antes das eleições, o também director do Instituto de Investigação interdisciplinar deu como exemplos: “a avaliação do impacto da Reprogramação do Centro 2020 (CCDRC) no futuro imediato da UC; a criação de uma via verde para a concretização de projectos conjuntos com a autarquia (Inovação, Cultura, Desporto, Empreendedorismo, Edificado, etc.) e a definição de áreas estratégicas para o futuro da investigação e da inovação na UC (tarefa complexa que deverá envolver um diálogo alargado e uma gestão conjunta com o Conselho Geral da UC)”.

A tarde está reservada para a comemoração de mais um aniversário da Universidade, que completa 729 anos.

A sessão solene tem início marcado para as 16h00, na Sala dos Capelos, palco que servirá para a entrega do Prémio Universidade de Coimbra (no valor de 25 000 euros) a Gonçalo Quadros, co-fundador e director executivo da Critical Software. O premiado terá, depois, direito a uma intervenção, cujo tema é “As empresas e o futuro”.

Do programa desta sessão fazem, também, parte as intervenções do presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, João Caraça e do novo reitor, Amílcar Falcão. A entrega das cartas doutorais aos novos doutores e a homenagem aos novos jubilados e aposentados serão outros dos momentos previstos na cerimónia.

Para termina o dia, e como a tão aguardada “Semana Cultural da UC” também começa nesta sexta-feira, o concerto de abertura desta 21.ª edição – “Velhos e Novos Caminhos”, realiza-se no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), pelas 21h30, e estará a cargo da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra, orientada pelo maestro Tiago Oliveira.