Coimbra  21 de Novembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Amílcar Falcão confirma ser candidato a reitor da UC

7 de Novembro 2018

Amílcar Falcão, vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) desde 2011, confirmou, hoje, ser candidato a sucessor de João Gabriel Silva.

Antigo director da Faculdade de Farmácia da UC (2010-2012) e professor catedrático desde 2007, o vice-reitor cessante terá como opositor, pelo menos, o director da Faculdade de Letras, José Pedro Paiva. Como tem noticiado o “Campeão”, são tidos como potenciais candidatos a ex-vice-reitora Helena Freitas (bióloga), Ernesto Costa (Engenharia Informática) e João Queiró (que foi secretário de Estado do Ensino Superior).

Amílcar Falcão referiu que avança com a candidatura por acreditar “ser capaz de reunir uma equipa competente que contribuirá para o sucesso da missão de conduzir a prestigiada Universidade de Coimbra através dos principais desafios desenhados no horizonte”.

O candidato à liderança da Reitoria assume que a UC “precisa de uma visão estratégica inovadora, moderna e criativa, que lhe permita antecipar o futuro”, elegendo como uma das suas bandeiras a necessidade de afirmar globalmente a instituição enquanto “universidade de investigação, que irá também reforçar o ensino e a transferência de conhecimento”.

“Não se ensina o que não se sabe e não se transfere o que não se possui; temos de formar pessoas competentes e ser pró-activos na ligação à sociedade”, sublinha o vice-reitor.

O candidato defende, ainda, que a Universidade tem de “fazer valer as suas posições nas políticas de âmbito nacional”, considerando que “o progressivo afastamento dos centros de decisão é o caminho mais rápido para o definhamento”.

No plano interno, Amílcar Falcão vinca a necessidade de se ouvir o que os estudantes pensam e valorizar as suas posições, bem como contratar investigadores de qualidade e proporcionar boas condições de trabalho, considerando ainda incontornável a luta pela dignificação e revalorização da carreira docente universitária.

Segundo uma deliberação do Conselho Geral da Universidade de Coimbra de 25 de Junho, a apresentação de candidaturas a reitor decorre até 07 de Janeiro de 2019, sendo que a reunião plenária do Conselho Geral para a eleição ocorre a 11 de Fevereiro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com