Coimbra  20 de Novembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Aldeias do Xisto têm dois dos melhores hotéis do mundo

13 de Fevereiro 2018

O hotel Convento da Sertã e o Aqua Village Health Resort & Spa são duas das unidades hoteleiras das Aldeias do Xisto, que acabam de ser distinguidas internacionalmente.

A primeira venceu a categoria “25 Pequenos Hotéis da Europa”, atribuído pelo website Trip Advisor. O hotel distingue-se pela “qualidade excelente, o serviço e o valor”, com base em milhões de avaliações e opiniões recolhidas na plataforma ao longo do ano.

Já o Aqua Village foi reconhecido como o “Melhor Hotel 5* da Europa para Famílias 2018” pelo World Luxury Hotel Awards, devido “ao seu cariz único e original, desde a arquitectura até aos serviços disponibilizados”.

Também nas Aldeias do Xisto, a de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, foi distinguida com o prémio “Oxigénio” pela Associação espanhola ADEGA – Asociación para a defesa ecolóxica de Galiza, que distingue, anualmente, as melhores práticas ambientais.

Esta aldeia foi reconhecida “na sequência da sua reacção aos graves incêndios de Junho, repovoando a envolvente da aldeia com espécies autóctones”.

Estes galardões premeiam, assim, dois dos pilares fundamentais da actuação das Aldeias do Xisto: espírito comunitário e a qualidade de serviço prestado.

Aldeias são a capital do “Cyclin”

Foi apresentado, esta semana, o projecto “Cyclin´Portugal”, que pretende “afirmar as Aldeias do Xisto como o primeiro destino de excelência do país para acolher o ciclismo de competição e de lazer, cruzando infraestruturas de qualidade, eventos de cariz competitivo e de lazer, além de programas e serviços turísticos especialmente dirigidos a este público”, explicaram os promotores da iniciativa, que junta o Turismo Centro de Portugal (TCP), a ADXTUR e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Na sessão, que decorreu no ‘Welcome Center’ das Aldeias do Xisto, na Lousã, foi ainda apresentado o calendário de eventos deste projecto para 2018, entre os quais se destacam o Campeonato da Europa de Downhill, a ‘Clássica Aldeias do Xisto’ e o ‘Passeio da Primavera’.

“Esta activação do destino com um calendário de eventos internacionais de competição, treino e lazer, é uma das principais vertentes do projecto ‘Cyclin’ Portugal Aldeias do Xisto’, que junta as três entidades (ADXTUR, TCP, FPC) e os municípios e agentes económicos, numa estratégia de afirmação e internacionalização do destino como ‘bike friendly’. Outras vertentes dessa estratégia incluem a certificação de percursos, equipamentos e serviços, a construção de produtos turísticos integrados com base na bicicleta e a integração da sua oferta em canais de comunicação e reserva”, esclarecem.

Além da atracção de visitantes e praticantes das várias modalidades ligadas à bicicleta, o projecto pretende “afirmar e desenvolver a cultura da bicicleta no âmbito da marca Aldeias do Xisto, enquanto destino de excelência para treinos, estágios e provas, mas também tirar proveito económico desses factores”, reforçou Rui Simão, coordenador da ADXTUR.

Já para Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, “este calendário de provas vai ao encontro dos interesses dos praticantes e, por outro lado, ao acontecer essencialmente em épocas baixas, ajuda a dinamizar os destinos. Para além disso, a região das Aldeias do Xisto tem condições excelentes para a prática do ciclismo de estrada, porque não existe praticamente trânsito, dispõe de muitos bons pisos e, claro, paisagens maravilhosas. O que pretendemos é ser um destino de excelência para treinos, estágios, provas de alta competição, mas também de lazer e, nesse sentido, vamos organizar produtos turísticos para que as pessoas possam usufruir da região em bicicleta”.

Para Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, “apesar do que aconteceu, entre Janeiro e Novembro de 2017, a região Centro foi das que mais cresceu. De qualquer maneira, está, ainda, no caminho para atingir a estadia média de duas noites na região, para o qual muito vai contribuir este projecto ‘Cyclin´Portugal’ e os eventos do seu calendário”.

Na sessão marcou, ainda, presença o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes.

 

Calendário de provas

  • 25 de Março – Taça de Portugal de DHI (Lousã);
  • Clássica Aldeias do Xisto (Álvaro até Aldeia das Dez);
  • Passeio da Primavera (Aldeia das Dez);
  • 06, 07 e 08 de Abril – Campeonato da Europa DHI (Lousã);
  • 19 e 20 de Maio – Taça de Portugal de Enduro (Lousã);
  • 16 e 17 de Junho – Campeonato Nacional DHI (Pampilhosa da Serra);
  • 0 7 de Outubro – Avalanche Licor Beirão (Lousã);
  • 14 de Outubro – Grafondo Aldeias do Xisto (Castelo Branco).
Clássica Terras de Xisto - Photo © João Fonseca Photographer

Photo © João Fonseca Photographer

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com