Coimbra  22 de Outubro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Aldeias do Xisto celebram o tradicional Entrudo

10 de Fevereiro 2018

No próximo domingo (11), o Entrudo mostra que está vivo e para ficar, em diversas aldeias, pertencentes à rede de Aldeias do Xisto.

Ali o que se celebra é o tradicional Entrudo português e onde “tudo é permitido, com mascarados dizendo quadras jocosas sobre os habitantes dessas aldeias, atormentar as velhas e seduzir as novas, brincando com todos à sua passagem”, com o rosto mascarado com roupa e objectos velhos.

Este ano, a tradição mantém-se com um percurso por várias aldeias: Aigra Nova, Pena, Cerdeira, Ponte Sótão e regresso a Aigra Nova, em Góis.

No final deste percurso haverá um almoço-convívio, bailarico, jogo do pau, e a II edição do “Desfile do Entrudo”, onde os foliões devidamente trajados a rigor vão soltar as mais picantes e espirituosas quadras alusivas a tricas e segredos recolhidos ao longo do ano nas aldeias vizinhas. Segue-se o concurso da melhor máscara de cortiça.

Na 12.ª edição da “Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis”, inclui-se também um atelier de construção de máscaras em cortiça, orientado pelo artesão local José Cerdeira.

O programa tem início às 08h00, com a recepção aos foliões inscritos na “Corrida do Entrudo”, com o início da prova marcado para as 09h30.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com