Coimbra  20 de Junho de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Agricultura: 8.º Congresso da CNA realiza-se em Coimbra

14 de Abril 2018

“Soberania Alimentar – Com a agricultura familiar” é o lema do próximo Congresso da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que se realiza este domingo (15), no Convento de São Francisco, em Coimbra.

No evento, que irá contar com a participação de cerca de 1 000 agricultores, provenientes de associações filiadas de todo o país, bem como de dezenas de convidados nacionais, europeus, africanos e brasileiros, vai debater “os temas mais prementes da actualidade agro-rural”, entre os quais se destacam “escoamento e preços à produção”; “floresta e incêndios”, “produção animal e vegetal”; “territórios baldios”; “circuitos de comercialização de produtos agro-alimentares”; “movimento associativo dos agricultores”; “serviços públicos em meio rural” e, ainda, o PDR 2020 e a próxima reforma da PAC, bem como alguns acordos ditos de “livre comércio”.

A organização salienta, também, o foco especial que irá ser dado à reafirmação do “Estatuto da Agricultura Familiar Portuguesa”, enquanto valorização – institucional e prática – da importância estratégica da agricultura familiar.

O Congresso, que integra as comemorações do 40.º aniversário da CNA, irá debater “de forma participativa e vigilante” e “aprovará as suas propostas para um Portugal mais desenvolvido e justo”.

O encontro ficará, também, marcado pela evocação aos fundadores do CNA, bem como à actividade da Confederação e das suas filiadas.