Coimbra  25 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Agente da PSP aposentado detido por posse de armas proibidas

21 de Fevereiro 2019

A Esquadra de Investigação Criminal da Polícia de Segurança Pública deteve dois homens, com 56 e 57 anos, pela posse de armas proibidas, sendo um deles agente aposentado da PSP.

As detenções decorreram no âmbito de uma investigação que visava o combate à posse ilegal de armas e incluiu a execução de duas buscas domiciliárias, uma busca não domiciliária e duas buscas às viaturas dos suspeitos.

Nessas acções, a PSP encontrou e apreendeu um revólver calibre .357; uma arma de fogo calibre 6,35 mm; duas espingardas (uma ‘shotgun’ e uma espingarda caçadeira); quatro armas transformadas em arma de fogo; uma arma de alarme; uma arma de ar comprimido de recreio; uma arma eléctrica; três sabres; duas munições calibre 6,35 mm; 41 munições calibre .22; 21 cartuchos calibre 16; 34 munições calibre 12; diversos componentes de armas; e, ainda, 50 doses individuais de cannabis sativa.

As buscas decorreram durante o dia de ontem (20) e os dois detidos foram já presentes às autoridades judiciais competentes, desconhecendo-se as medidas de coacção aplicadas.

Ainda ontem, a PSP deteve um outro cidadão, de 53 anos, por condução sob o efeito do álcool. O homem foi interceptado na Estrada de Eiras, pelas 15h25, apresentando uma taxa de álcool no sangue de 2,36 gramas por litro.

“Apesar dos sucessivos alertas sobre a condução sob o efeito do álcool e de sermos, tantas vezes, confrontados pelos resultados trágicos associados a esta prática, estas detenções são quase uma constante diária”, esclarece a Polícia, alertando para o facto de a condução ser “um acto de responsabilidade e que deve ser praticado com consciência e em conformidade com as regras legais em vigor. O não cumprimento dessas normas põe em causa o bem-estar e vida de todos – condutores e demais utentes da via”, devendo, por isso, os condutores de se abster de conduzir “no caso de haver lugar ao consumo de bebidas alcoólicas, ou outras substâncias”.