Coimbra  26 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Adriana Calcanhotto volta à Universidade de Coimbra em Março

18 de Janeiro 2018

A cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhotto está de regresso à Universidade de Coimbra (UC), entre 05 de Março e 07 de Maio, para leccionar o curso “Como escrever canções”.

Este curso, que não confere grau, vai abordar temáticas como a especificidade da “escrita de canções” como “uma actividade complexa, evolução do formato canção das origens ao tempo presente, estrutura e partes da canção e sentido e estrutura da canção”, revela a UC.

“Como escrever canções” terá a duração de total de 60 horas, às segundas e quintas-feiras, das 17h00 às 20h00, e em três sábados, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

As candidaturas já se encontram abertas, podendo ser efectuadas através da Internet (https://inforestudante.uc.pt), até 15 de Fevereiro.

Adriana Calcanhotto é já uma presença assídua na Universidade de Coimbra, depois de, desde 2015, ser “embaixadora” da instituição, e de ter sido professora convidada da Faculdade de Letras, no primeiro semestre de 2017. Durante esse período, a cantora dinamizou um intenso programa de actividades, desde aulas abertas, ateliers sobre escrita e produção artística, bem como palestras e exposições.

Ao longo da sua carreira musical, a artista lançou mais de uma dezena de discos e correu o mundo com concertos, performances e intervenções poéticas. Tem composições gravadas por intérpretes da música brasileira como Maria Bethânia, Gal Costa, Marisa Monte e Ney Matogrosso.