Coimbra  21 de Janeiro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ACM de Coimbra celebra centenário com a cidade

9 de Janeiro 2018

A “ACM na cidade” é o lema das comemorações dos 100 anos da Associação Cristã da Mocidade de Coimbra, que se iniciam quinta-feira (dia 11) e têm já um programa definido até 04 de Julho, com várias iniciativas mensais.

“Não queremos umas comemorações meramente formais do centenário, mas que envolvam toda a comunidade, para além dos próprios associados, de forma a que sejam a justificação e o sentido do trabalho intenso ao longo de um século da instituição”, referiu o presidente da Direcção da ACM, Fausto Carvalho, ontem, na apresentação do programa que assinala a efeméride.

Para o actual timoneiro da ACM de Coimbra, ao longo de 100 anos houve momentos de “um intenso debate interno e externo, soube-se sempre ultrapassar as questões, numa vida intensa de obter a construção de uma nova cidadania”.

Fausto Carvalho afirmou o desejo de se celebrar com “a maior dignidade” o centenário da ACM de Coimbra, deixando uma “palavra muito especial” de agradecimento aos membros da comissão de honra, cuja lista é encimada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e fecha com a atleta olímpica Rosa Mota.

Os 100 anos da ACM de Coimbra vão estar reflectidos em livro, a publicar em Junho e da autoria do historiador e investigador João Pinho. “A memória é fundamental para se progredir e demonstrar que houve um desenvolvimento e uma consolidação sólida”, declarou Fausto Carvalho.

Conforme reforçou Teresa Portugal, vice-presidente da Associação Cristã da Mocidade, o percurso de vida da instituição “esteve sempre intimamente ligado com Coimbra e as suas mutações”, justificando, assim, o tema geral das comemorações: “A ACM na cidade”.

O ciclo de debates, que decorrerá ao ritmo de um por mês, sempre na sede da ACM de Coimbra, inicia-se na próxima quinta-feira (dia 11) pelas 21h30, versando “A cidade e as associações culturais e desportivas”, com a ACM a convidar para o debate o Olivais Futebol Clube, o Centro Norton de Matos, o Clube Desportivo Santa Clara e a Associação Cultural e Desportiva do Arieiro, com moderação de Jorge Castilho.

Ainda este mês, no dia 26, pelas 21h30, haverá um concerto, gratuito, nas instalações da ACM de Coimbra, pelo Coro dos Antigos Orfeonistas, cujo maestro, Virgílio Caseiro, é professor da instituição centenária.

A 17 de Fevereiro haverá outro concerto, pelo “Duo Cordis”, com Paulo Figueiredo ao piano e Bruno Costa à guitarra, seguindo-se, no dia 22, a conferência “A cidade, a ciência e a inovação”, com a participação de Teresa Mendes, presidente da Direcção do IPN, e de Fernando Seabra Santos, ex-reitor da Universidade de Coimbra, com a moderação do cientista Carlos Fiolhais.

Em Março, no dia 08, a sessão será sobre “A cidade e os poetas”, com a colaboração da Bonifrates e tendo como orador o professor António Pedro Pita. O concerto decorrerá no dia 23 com Simão Mota na guitarra de Coimbra.

A noite de 05 de Abril será dedicada ao tema “A ACM e a evolução da sociedade urbana”, tendo como intervenientes Pedro Bingre e Elísio Estante, sob a moderação de Lusitano dos Santos. O concerto decorrerá no dia 27, pela Orquestra dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra, que ensaia nas instalações da ACM e tem Augusto Mesquita como maestro.

Em Maio, no dia 05, o tema em debate será “A cidade e a saúde no desporto”, tendo como convidados Fernando Regateiro, presidente do Conselho de Administração do CHUC, Páscoa Pinheiro, Nuno Carvalho e o “chefe” Luís Lavrador, e Pedro Marceino como moderador.

Em Junho será lançado o livro do centenário e decorrerá, no dia 23, a sessão solene dos 100 anos da ACM de Coimbra, com a instituição a participar, a 04 de Junho, no Dia da Cidade, com um desfile, a partir das 10h00, da praça da República à Portagem, com todos os dirigentes, atletas, professores e sócios, para, nas palavras de Fasto Carvalho, “mostrar o que aqui se faz e quem somos”.

Com múltiplas actividades desportivas, federadas e não federadas, esta é uma área que também não podia faltar no programa, decorrendo, a 11 de Março, a prova de ginástica rítmica do ACM, a 14 de Abril o torneio de judo “Centenário” da ACM de Coimbra e a comemoração dos 30 anos da secção de judo/ju-jitsu, a 26 de Maio a prova de ginástica acrobática – torneio Graciano Marques e o torneio do centenário jovem de damas.

A partir de Julho não há, ainda, actividades calendarizadas, mas a intenção é que os programas se prolonguem até ao final do ano.