Coimbra  20 de Abril de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ABC promove Seminário de Marketing e Comunicação no Desporto

21 de Dezembro 2017

Renato Guerreiro e Luís Santarino, da Associação de Basquetebol de Coimbra

 

A Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC), no seguimento do trabalho que tem vindo a desenvolver na promoção do desporto para os jovens, promove, a 12 de Janeiro, o primeiro “Seminário Gestão de Marketing e Comunicação no Desporto”.

Luís Santarino, presidente da ABC, explicou que “esta é uma acção muito importante, que faz parte de um ciclo de seminários, que visam dar notoriedade a esta modalidade, mas sendo transversal a todas as outras”.

As iniciativas levadas a cabo pela Associação pretendem, também, “incentivar as crianças e os jovens a praticar desporto e contribuir para o seu desenvolvimento harmonioso”, realçou Luís Santarino, explicando que a Associação trabalha para essas faixas etárias mas, também, dá “formação aos mais velhos”.

Até à data, o seminário conta já com várias inscrições, “algumas até das ilhas”, porque os palestrantes são “pessoas do universo nacional e que, de alguma forma, trazem uma visão diferente”, revela o presidente da ABC.

O evento, que decorre nas instalações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) – Coimbra Business School, vai contar com a presença de especialistas da área como Pedro Girão; Pedro Dionísio; Clara Luxo Correia; Alexandra Leandro; Maria José Carvalho; Jaime Carvalho da Silva e Ana Margarida Barreto.

Ainda durante o seminário serão apresentadas duas novas aplicações: uma sobre a relação entre treinadores e atletas e outra sobre pedagogia alimentar e a prática desportiva.

Um dos parceiros do seminário é a Associação de Futebol de Coimbra (AFC), representada na apresentação do evento pelo presidente Américo Santos, que afirmou: “Coimbra não é agregadora, é desagregadora e a AFC pretende ser aglutinadora e este é um exemplo muito importante, até porque nesta cidade o mérito apenas não é suficiente”.

Também o ISCAC – Coimbra Business School é parceiro no seminário, uma vez a área do desporto é uma das quais o estabelecimento pretende “ter uma presença forte e efectiva”, estando já a preparar uma pós-graduação para formação de dirigentes desportivos, com início marcado para Janeiro. Além disso, segundo o presidente Manuel Castelo Branco, a intenção é, também, poder abrir um novo mestrado, na área da gestão em desporto.

Outro dos parceiros, e um dos mais importantes, é o Instituto Português do Desporto e da Juventude.

As inscrições, que são pagas, estão já abertas e podem ser feitas através da Internet, em www.abcoimbra.pt o www.facebook.com/abcoimbra.oficial.

À margem da apresentação deste seminário, Luís Santarino revelou que a ABC está a preparar uma candidatura ao programa “Inovação Social”, do Portugal 2020, na área da nutrição, investigação e desenvolvimento desportivo. Esta é uma “candidatura agregadora”, que espera “contar com a colaboração de muitos parceiros, quer a nível regional como nacional”, adiantou o responsável.

Victor Monteiro e Américo Santos

Victor Monteiro e Américo Santos