Coimbra  13 de Dezembro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

A terra vai “tremer” hoje

13 de Outubro 2017

O habitual exercício nacional “A Terra Treme”, que pretende simular uma situação de ocorrência de um sismo, vai realizar-se hoje, em todo o país, pelas 10h13.

O exercício público de cidadania visa “sensibilizar e capacitar cada cidadão para saber o que fazer em caso de sismo” e que consiste em apenas três passos: baixar, proteger e aguardar.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil adianta que estes simples gestos “podem fazer a diferença entre a vida e a morte” e esta é uma iniciativa inspirada numa outra norte-americana, tendo apenas a duração de um minuto.

Durante esses 60 segundos, os participantes, individual ou colectivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas e privadas) deverão executar os três gestos mencionados.

Amanhã celebra-se o Dia Internacional de Redução de Catástrofes, que este ano tem como tema “Home Safe Home: Reducing Exposure, Reducing Displacement” e, como tal, segundo a Protecção Civil, “os cidadãos mais informados e empenhados na sua própria protecção e segurança contribuem para uma sociedade mais resiliente e preparada para enfrentar o risco sísmico”.

Em 2016 participaram 4960 organismos/empresas; 31022 escolas; e 371 particulares.

Segundo a página oficial desta iniciativa, “muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco”, com Lisboa a ser a zona mas propícia a ser atingida por um grande sismo, à semelhança de 1755.

“Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?”, é a pergunta que os promotores deixam, convidando os participantes a registarem-se no website para que possam acompanhar o exercício em todo o país.