Coimbra  17 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

1.º Mercado de Natal de Coimbra abre hoje e promete ser um sucesso

7 de Dezembro 2018

A praça de Heróis do Ultramar vai receber, a partir de hoje, o primeiro Mercado de Natal de Coimbra, que se estende até dia 23 de Dezembro.

Esta é uma iniciativa conjunta da União de Freguesias de Coimbra e da Junta de Santo António dos Olivais, cujo principal objectivo é “mostrar que as freguesias da cidade podem estar unidas e visa proporcionar um ambiente natalício aos conimbricenses”, refere a organização, adiantando que o evento “é a pensar nas famílias”.

No espaço deverão marcar presença cerca de 60 stands, com venda de produtos de artesanato, doçaria, joias, entre outros mais direccionados para a época natalícia, que poderão ser bons presentes de Natal. Haverá, ainda, locais de comida, além de um carrossel infantil e um programa de animação, especialmente aos fins-de-semana, que privilegia grupos das duas freguesias e também da cidade.

João Francisco Campos, presidente da União de Freguesias (UF) de Coimbra, afirma que foram recebidas mais de 100 inscrições, o que obrigou a uma selecção criteriosa, de forma a assegurar a diversidade dos artigos e a privilegiar também aqueles que pudessem estar mais ligados à quadra natalícia.

“As duas freguesias uniram-se e trabalharam para proporcionar à cidade e aos nossos fregueses um evento que não existia em Coimbra e que achamos que pode ser enriquecedor. O nosso desejo é que muita gente apareça e que este Mercado seja uma festa de família, onde podem fazer as suas compras de Natal, ouvir música, fazer as suas refeições e divertir-se nos carrosséis”, esclarece.

Também Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, convida “a população a rever-se e a desfrutar desta realização”, que decorre numa praça central da cidade, que “já teve grande projecção, que já acolheu a própria CIC e que merece que olhem para ela de outra forma”.

“O Natal é sempre um momento de convívio e de confraternização. As duas freguesias uniram-se para criar um evento diferente na cidade, onde podem fazer as suas compras de Natal mas, acima de tudo, onde podem divertir-se em família”, realça.

Recorde-se que a iniciativa esteve para ser realizada há um ano, contudo, na altura e segundo a UF de Coimbra, a Câmara Municipal foi a principal responsável por nunca ter respondido aos seus contactos.

O Mercado de Natal é inaugurado, hoje, pelas 16h00, seguido de um concerto de abertura, na igreja de São José e em parceria com o Inatel, às 21h00, com intervenções do Coro Mozart e dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.

O certame, de entrada livre, vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 16h00 às 22h00, à sexta-feira, das 16h00 às 24h00, aos sábados, das 10h00 às 24h00, e aos domingos, das 10h00 às 22h00.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com